Jornal Correio Popular Notícia

SAÚDE PÚBLICA
Ji-Paraná tem 37% do sistema de esgotamento concluídos

Data da notícia: 2024-03-21 17:40:38
Foto: Assessoria/Divulgação
Construção das oito lagoas de tratamento de esgoto já avançaram em 40%, segundo a Seosp

O município de Ji-Paraná tem passado por processo de mudança de cenários, com a evolução das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), resultado da iniciativa do governo de Rondônia. O avanço da execução do empreendimento gera, consequentemente, a expectativa de novos reforços na saúde pública.

Com iniciativa da Secretaria Estadual de Obras e Serviços Públicos (Seosp), essa é a realidade, a qual caminha o município de Ji-Paraná. As obras do SES, em sua totalidade, seguem com 37,85% de execução, que já movimentaram R$ 61,3 milhões.

A rede coletora já estende por 152 quilômetros. A meta, de acordo com a equipe de fiscalização, é que sejam instalados, aproximadamente, 300 quilômetros de rede coletora, no perímetro urbano no município, além das ligações domiciliares, que já contam com 12.344 efetivadas.

Paralelo ao trabalho, acontece a construção das oito lagoas de tratamento, que serão implantadas em uma área de 50 hectares, com evolução expressiva de 40% de execução. De acordo com engenheiro fiscal da Seosp, Jefferson Gonçalves, no momento, os serviços estão focados na construção das canaletas para garantir o correto escoamento das águas pluviais.

“Essa é mais uma etapa importante para a qualidade da obra e preservação do solo. Além disso, os serviços de instalação de rede coletora seguem em andamento. Eles estão concentrados na Bacia 7, região central do 2º distrito de Ji-Paraná”, pontuou.

Até o momento, foram investidos na implantação do sistema R$ 80 milhões, que serão convertidos em mais saúde e qualidade de vida à população. O investimento é proveniente governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do governo do Rondônia.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o avanço do empreendimento reafirma o compromisso de levar melhorias para a saúde pública e mudar a realidade dos municípios. “O governo tem investido na execução dessas obras, que estão em pleno andamento. Estamos falando de mais saúde e mais desenvolvimento para cidades”, ressaltou.

“De fato, são obras robustas e que irão gerar impactos positivos para a população, como a valorização dos imóveis, redução de doenças provocadas pela falta de saneamento e, claro, qualidade de vida. Esse é propósito, transformar cenários, tanto na infraestrutura de um município quanto na vida dos rondonienses”, enfatizou o secretário da Seosp, Elias Rezende.

O programa de captação e tratamento esgoto sanitário em 100% da cidade de Ji-Paraná foi retomado em 2019. Com vários intervalos de paralização, os trabalhos seguem para a conclusão. O convênio para a obra foi assinado em julho de 2015. Os investimentos preveem a construção de todo o sistema de coleta e tratamento de esgoto, desde o recebimento das cargas poluentes, tratamento e a devolução da água tratada ao rio Machado, no 2º distrito da cidade, em níveis ambientais aceitáveis, construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), estações de bombeamento e rede de coleta de esgoto em toda a cidade, para atender aos domicílios do perímetro urbano.

Fonte: Jaqueline Malta (Secom)




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.